O que é o Search Engine Optimization (SEO) e qual a sua importância?

O que é o SEO?

Search Engine Optimization, é um conjunto de comportamentos que tem por objetivo levar tráfego de qualidade para um site, a partir dos resultados orgânicos de pesquisas efetuadas nos motores de busca, como o Google e o Bing. Esse objetivo é alcançado através da otimização constante on page e off page.

Mas agora provavelmente irá perguntar-se: Mas afinal que práticas são essas? Porque é que o SEO é importante para o meu negócio? O que é que eu posso fazer para melhorar o ranking do meu site nos resultados de pesquisa do Google?

Importância do SEO

Para perceber a importância do SEO, há que primeiro entender como funcionam os motores de busca.

Quando nos sentamos em frente a um computador, e fazemos uma pesquisa por “Dicas de SEO“, ao pressionar Enter, os resultados são quase instantâneos… obtemos um conjunto de resultados que respondem à nossa pesquisa. Olhando para dentro deste “momento de magia”, conseguimos dividir o processo em três fases:

  1. Crawling: Através de um programa chamado Googlebot (também conhecidos como spiders), o Google está constantemente a navegar a web à procura de conteúdos para serem indexados e atualizados;
  2. Indexing: Através de vários algoritmos, os dados recolhidos são compilados e organizados no index mediante os seus conteúdos, entre outros fatores;
  3. Ranking: Quando é feita uma pesquisa, o Google vai ao seu index e, baseado nas palavras pesquisadas, recolhe o conteúdo relevante, organiza-o tendo em conta cerca de 200 fatores, e apresenta os resultados.

O que irá determinar a ordem de aparecimento desses resultados orgânicos (ou seja, sem recurso a anúncios de publicidade) nas páginas de pesquisa dos motores de busca é a relevância desses conteúdos para aquela pesquisa… e é aí que entra o SEO.

Existem centenas de sinais que podemos transmitir aos motores de busca que indicam que o nosso conteúdo é relevante para as pesquisas. Indicações como a atribuição de Alt Text nas imagens (o Google não “vê” conteúdo, apenas “lê”), ou inclusão de expressões-chave nos H1, são importantes para a correta otimização de uma página.

Agora que tudo isto está entendido, avancemos então para as 10 Dicas de SEO que vão melhorar o posicionamento nos motores de busca!